(Quarta-feira da Comunhão)
DEUS, A CRUZ E O HOMEM
Já vimos que Deus criou o homem para reinar com Ele (Gn 1:26). Assim, o homem, de natureza à imagem e semelhança de Deus, tinha comunhão com o Criador e era herdeiro de toda a criação. Contudo, o homem desobedeceu. Com isso, acabou que permitindo que satanás interferisse nesse relacionamento que o homem tinha com Deus. Isso Deus não permite (Ef 4:27). O homem havia pecado. O pecado fez com que o homem fosse expulso do jardim, da presença de Deus - separação. Deus é vida, mas a desobediência condenou o homem à morte (Rm 6:23a). Com isso, o homem passa a ser à imagem e semelhança de Adão ( Gn 5:3), herdeiro de um homem de natureza imunda, corrompida, pecaminosa (Jó 14:4). Já vimos que o salário do pecado é a morte. Pois, agora, essa é a nossa herança, a morte (Sl 51:5).Porém, Deus ama tanto o homem, que mesmo nos textos do antigo testamento, onde muitos o julgam como Deus carrasco, Ele cuidou do homem, aceitando a morte de animais pelo pagamento dos pecados deles (Lv 16:21-23). É verdade que essa solução foi temporária, Deus a deu em busca de solucionar um problema - o pecado, que interferia no relacionamento que Ele sempre quis ter com o homem, e o ultimato do problema era a morte, alguém tinha que morrer. Mas, Deus também sabia que esse ritual perdoava os pecados, mas não transformava o pecador. E é aí que fica clara a questão da Cruz - A nova Aliança (Hb 8:7-12; H 9:10-14; Jo 1:29).
Com a Cruz, Deus estava ofertando o “seu animal” para pagar com a vida pelos pecados dos homens. A diferença é que era Cristo Jesus o Cordeiro de Deus (2 Co 5:19). Se o sangue de bodes e touros servia para perdoar pecados, imaginem o Sangue do Filho de Deus! Agora o sacrifício é um só e para sempre, não como antes, que sacrificavam regularmente em cerimônias de purificação pelos pecados e remissão de culpa.
A cruz é a porta para que tivéssemos de volta a herança do Senhor Deus, pois morrendo com Cristo, também somos ressurretos com Ele. Tomamos posse, nascendo da água - palavra de Deus e do Espírito(Rm 6:4), de uma nova condição: já não somos herdeiros de Adão, somos de Cristo!
Conquistamos na Cruz (Rm 6:6; Ef 2:10; 2Co 5:17)
- Pecados perdoados;
- uma nova natureza;
- Salvação eterna;
- Livres da escravidão do pecado;
- Comunhão com o Espírito Santo.
A confirmação dessas verdades:
Comunhão consumada (Cl 1:21-23)
Herança garantida (Tt 3:3-7)
Precisa crer (1 Jo 1:9 / Nm 21: 5-9 / Jo 3:14-15)
A cruz pode ser vista como motivo de alegria pelos homens, pois ela é um tipo de certidão de nascimento do nosso regresso à comunhão com Deus. Estamos de volta à nossa família. E reinaremos com Ele, eternamente!!!!
Tenho por herança A VIDA, pois o salário do meu pecado já foi pago na Cruz!
Tome posse dessa verdade e certamente Viverás!
"Porque assim como a morte veio por um homem, também a ressurreição dos mortos veio por um homem. Porque, assim como todos morrem em Adão, assim também todos serão vivificados em Cristo."
1 Corintios 15:21-22
"Porque assim como a morte veio por um homem, também a ressurreição dos mortos veio por um homem. Porque, assim como todos morrem em Adão, assim também todos serão vivificados em Cristo."
1 Corintios 15:21-22
Nenhum comentário:
Postar um comentário