quarta-feira, 1 de junho de 2011

Eficiência e Eficácia.

 P
ensando um pouco acerca das organizações e empresas de um modo geral, me veio a mente dois quesitos de fundamental importância: eficiência e eficácia.  Esses dois substantivos são o diferencial no mercado de trabalho. O que acontece é que muitos confundem um ao outro e acabam atropelando situações e momentos que deveriam ser obedecidos à risca.
Ser eficiente é realizar em tempo hábil toda e qualquer tarefa designada de modo a obter-se o resultado esperado. Já a eficácia diz respeito às soluções encontradas para determinados problemas. Ser rápido na entrega de relatórios, planilhas e afins, mas sem que estejam completamente corretos é ser eficaz, porém, não é ser eficiente. Unir a eficácia com a eficiência leva tempo. E requer muita maturidade.
Ser eficiente e eficaz no meio profissional parece ser mais fácil para algumas pessoas que ter estas qualidades no Reino de Deus. Se no nosso emprego todos os dias nos são passadas tarefas onde temos que colocar em prática as nossas qualidades adquiridas com o tempo e para tais não medimos esforços para a obtenção dos resultados esperados, imagina se tivéssemos essa mesma disposição para “executar” as tarefas que são vinculadas ao Senhor?
Todo o dia temos renovado dentro nós a “tarefa” que nos foi passada desde o momento em que aceitamos viver uma vida de santidade e de união com Cristo: Então Ele disse: Vão pelo mundo inteiro e anunciem o evangelho a todas as pessoas.[i] Pergunta: Você tem sido eficiente e eficaz e na execução desta tarefa? Reflita.
Se não fôssemos capazes de realizar tal tarefa o Senhor não nos daria. Ele sabe do que somos capazes muito mais que nós mesmos. É Ele quem nos capacita no emprego e nas demais tarefas que executamos no nosso dia a dia. Quando tentamos fazer as coisas por si só acabamos por quebrar a cara. Digo isso por experiência própria.
O que me motivou a escrever este artigo foi à passagem do livro de Jeremias, capítulo 48, versículo 10 que diz: Maldito aquele que é relaxado no serviço de Deus! Maldito aquele que guarda a sua espada para não matar! Contextualizando, vejamos o nosso hoje; vejamos a maneira e o modo como as coisas do Senhor tem se desenrolado em nossas vidas. Quando precisamos de Deus nós oramos, louvamos, choramos, clamamos, exaltamos, invocamos o Seu Santo Nome e a Sua gloriosa presença e o que esperamos dele? Que ele seja eficiente e eficaz. Isso mesmo. Queremos que tudo ocorra ali de modo exato ou até mesmo que pudesse ter acontecido antes mesmo de pedirmos, afinal, Deus sabe todos os nossos pensamentos. Somos impacientes, essa é a verdade. Quando vamos orar esperamos o sobrenatural de Deus quando não temos dado nada ao Senhor. Quando estamos na igreja adorando queremos ser tocados; queremos ver a Sua glória; queremos sempre mais e mais do Pai. Eficiente e eficaz como Ele não há! Ele sabe qual o melhor tempo e qual é o melhor modo de nos abençoar e de nos fazer ter contatos íntimos, duradouros e constantes com Ele. Desde Cristo e toda a sua eficiência e eficácia em anunciar o Reino de Deus, temos visto que é possível fazer as coisas do modo que Ele fez. E até mais se assim tivermos fé.
O que quero mostrar aqui é que somos eficientes em tantas coisas; somos eficazes em outras, mas na hora de anunciar o evangelho; de levar a palavra àqueles que precisam ouvir e desfrutar desse mesmo amor que hoje vivemos, não temos o mesmo empenho que teríamos se tal missão nos fosse passada num ambiente profissional. O tempo está se esgotando, isto é fato! As coisas estão acontecendo e muito em breve outras maiores ainda acontecerão.
Desde o final de 2004 e a Tsunami temos visto catástrofes de forma mais claras e mais próximas. Dentre tufões com poder de destruição nunca antes visto; aquecimento global; falta de alimentos no mundo; vírus e bactérias que estão ganhando resistência aos remédios até o desequilíbrio da economia mundial, temos sido “bombardeados” com essas informações e sinais que obrigatoriamente deveriam abrir os nossos olhos acerca da volta de Jesus. E o que temos feito? Cadê a minha eficiência em anunciar o evangelho? Tenho me contentado só em permanecer no meu ministério dentro da igreja? E os outros? Existem muitos que ainda não ouviram falar de Jesus! Muitos que conhecem produtos como a Coca-Cola e o McDonald’s, tão comuns para mim e para você, mas que nunca ouviram falar do Salvador Jesus Cristo. A mensagem está em nós, dentro de nós. Tenho que ser um canal das bênçãos de Deus!
Ser eficiente no Reino é poder levar a palavra do Pai de modo real sem que se perca nenhum momento e que nenhuma circunstância impeça. Ser eficaz é não ter medo de ir aonde o Senhor mandar e lá fazer a diferença; fazer o desconhecido (Jesus) para eles conhecido. Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo.[ii]

O momento chegou! A hora é agora! Vamos nos revestir da armadura da santidade e fazer o nome de Jesus conhecido por todo o mundo. Acredite você é capaz! Deus te deu a maior e melhor eficiência agregada a melhor eficácia que podem existir. Tenha fé! Seja eficiente e eficaz para o Reino de Deus!


[i] Marcos 16:15
[ii] Apocalipse 3:20


Ernandes Silva Júnior
Colunista 

Nenhum comentário:

Postar um comentário