sexta-feira, 17 de junho de 2011

O Rei e o Bobo da corte

Você sabe que na idade média a maioria dos príncipes tinha um Bobo da corte. Os bobos da corte eram geralmente pessoas disformes, que usavam roupas exóticas e tinham como dever divertir os seus senhores por meio de gracejos ou comentários estúpidos. Eram palhaços daquela época.

Certa vez um príncipe deu ao seu bobo um gorro de bufão (um gorro cônico adornado com um sino) e um cetro para simbolizar a dignidade da função do bobo. A condição era que ele se comprometesse a repassar estas coisas ao primeiro que o ultrapassasse em idiotices. Pouco tempo depois, o príncipe ficou gravemente enfermo. E os médicos lhe disseram que não havia cura e ele em breve morreria.

O príncipe mandou então chamar o bobo e teve com ele a seguinte conversa:

- então, meu bobo, estou as vésperas de uma viagem!

-Comprida ou curta?

-é comprida.

-E quando pretende voltar? Dentro de um mês?

-Não!

-Nem dentro de um ano? Quando é que volta, então?

-Não volto nunca mais!

-O que? O meu senhor não volta nunca mais?!

-É verdade! Não volto nunca mais.

-E que preparativos fez o meu senhor para uma viagem tão comprida?

-Nenhum.

-Será possível? O meu senhor sabia que um dia teria de se retirar para sempre e não fez preparativo algum para essa viagem tão longa? Olhe, tome o bastão e o gorro! São seus desde já! Pois eu, sendo bobo de profissão, nunca cairia em tamanha insensatez!

(TEXTO EXTRAÍDO DO PRIMEIRO CAPÍTULO DO LIVRO “CARTAS AOS JOVENS” DE H. L. HEIJK).

PARA REFLETIR À LUZ DA BÍBLIA:


 
“Pois que aproveitará o homem se ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? Ou que dará o homem em troca da sua alma? (MT16:26)
“Mas Deus lhe disse: Louco, esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será?
Assim é o que entesoura para si mesmo e não é rico para com Deus.” (LC 12:20-21)

“Não acumuleis para vós outros tesouros sobre a terra, onde a traça e a ferrugem corroem e onde ladrões escavam e roubam; mas ajuntai para vós outros tesouros no céu, onde traça nem ferrugem corrói, e onde ladrões não escavam, nem roubam; porque, onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração.” (MT 6:19-21)

“Buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.” (MT 6:33)

“Alegra-te, jovem, na tua juventude, e recreie-se o teu coração nos dias da tua mocidade; anda pelos caminhos que satisfazem ao teu coração e agradam aos teus olhos; sabe, porém, que de todas estas coisas Deus te pedirá contas.” (EC 11:9)

“Lembra-te do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos dos quais dirás: Não tenho neles prazer” (EC 12:1)

“Ensina-nos a contar os nossos dias, para que alcancemos coração sábio.” (SL 90:12)
“Porque o Filho do Homem há de vir na Glória de seu Pai, com os seus anjos, e então, retribuirá a cada um conforme as suas obras”. (MT 16:27)

“Venho sem demora. Conserva o que tens, para que ninguém tome a tua coroa. Ao vencedor, fá-lo-ei coluna no santuário do meu Deus, e daí jamais sairá; gravarei também sobre ele o nome do meu Deus, o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém que desce do céu, vinda da parte do meu Deus, e o meu novo nome. Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.” (AP 3:11)

“Tendo em conta, antes de tudo, que, nos últimos dias, virão escarnecedores com seus escárnios, andando segundo as próprias paixões e dizendo: Onde está a promessa da sua vinda? Porque, desde que os pais dormiram, todas as coisas permanecem como desde o princípio da criação.” (2 PE 3:3-4)

“Não retarda o Senhor a sua promessa, como alguns a julgam demorada; pelo contrário, ele é longânimo para convosco, não querendo que nenhum pereça, senão que todos cheguem ao arrependimento.” (2 PE 3:9)
“E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.” (JO 8:32)

“Respondeu-lhes Jesus: Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.” (JO 14:6)

“Respondeu-lhes Jesus: Errais, não conhecendo as escrituras nem o poder de Deus.” (MT 22:29)



Para se preparar: ler a Bíblia e Orar!



Nenhum comentário:

Postar um comentário