quarta-feira, 27 de julho de 2011


Culto do Amigo

Eu, particularmente, vejo mais beleza nos laços de amizade do que nos laços de família. Entendam, não estou a falar de força, profundidade ou verdade, entretanto falo de b-e-l-e-z-a. Justificar-me-ei.
Nos laços de família desde que nascemos temos dois pontos muito importantes para a construção do amor; ser do mesmo sangue e ter o mesmo sobrenome. Essas duas características trazem em sua essência o compromisso, a proteção, a obrigatoriedade, enfim... o bem-querer genuíno e nato.
Na amizade porém, é diferente. Em grande maioria das vezes, os vínculos entre amigos são construídos a partir do vácuo. Com base em praticamente nada em comum, pessoas diferentes  com gostos diferentes, com pontos de vistas diferentes, personalidades diferentes... passam a se amar como se nada fosse diferente. É  justamente nisso que consiste a beleza que eu havia citado no início.

Há um famoso texto de William Shakespeare que diz assim: “Depois de algum tempo na vida, você aprende que os bons amigos são a família que nos permitiram escolher (...)”.
Discordo! Contesto! Retruco!
Por mais que alguns até mesmo discordem da minha discordância, de fato eu não abro mão desta minha certeza: Não fui eu quem escolheu os meus amigos, todavia Deus os escolheu pra mim (e me escolheu pra eles); talvez eu tivesse defeitos demais para ser escolhida pelos melhores amigos do mundo.
O que me faz ter mais convicção desse conceito é a forma que meus amigos se encaixam em cada uma das minhas necessidades, a maneira  como eles as suprem, o jeito que eles lidam com elas... é algo sobremaneira divino; como se, claramente ele fossem agentes de Deus na minha vida.

E por isso mesmo que eu os chamo de ‘Presentes de Deus’. Uso esse termo clichê pra tentar expressar com poucas palavras tudo o que eu sinto; mas, falho! Grandes sentimentos nunca serão contados da forma que são vivenciados. Tentarei então, inovando e testemunhando, declarando que meus amigos são ‘Dádivas de Deus’ em minha vida... e como toda a boa dádiva do Senhor  só nos é dada por causa de sua graça, e a graça de Deus para conosco é uma favor imerecido...  Concluo que não mereço os amigos que tenho. Só os tenho porque Cristo, o melhor amigo, tem me amado dia-a-dia, com um amor inenarrável!



Maria Eunice Cabral
Líder de Intercessão da Juventude


Confira abaixo, as fotos do Culto do Amigo:













2 comentários:

  1. Meu amorzinho, minha jornalista, parabéns pelo texto. Soube demonstrar de forma limpa e clara o verdadeiro sentido da amizade. Tenho maior orgulho de ser sua amiga, SUA IRMÃ. Você é sim, a família que Deus escolheu para mim. Amo você.

    ResponderExcluir
  2. Minha Maria, qualquer coisa que eu diga vai ser pequena diante de tudo o que você falou.. Sendo assim, só posso te dizer PARABÉNS. Parabéns por nos emocionar com suas lindas, e verdadeiras, palavras e muito obrigada por ser minha amiga. (com toda força que essa palavra carrega)
    Eu te amo, Deus te abençoe sempre mais.

    ResponderExcluir